quarta-feira, 20 de novembro de 2019

FÉ E OBRAS DIÁRIAS


Fé e Obras





"De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? ... 


Você pode ver que tanto a fé como as suas obras estavam atuando juntas, e a fé foi aperfeiçoada pelas obras.... 


Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta" 


Tiago 2:14-26 NVI





Meditei hoje nesta passagem bíblica. 





Não preciso nem te dizer que Deus me despertou 

todo tipo de questão que me incentivou a pensar, 

pesquisar, compreender e avaliar-me.





SENHOR: O QUE É OBRA? SÃO SÓ AQUELAS DE CARIDADE QUE AGENTE VÊ POR AÍ?



Obra é toda e qualquer conduta individual perante Deus e em relação aos outros e à sociedade. 


Não são somente aquelas de caridade comunitária ou de assistência social institucional, não.



Obra jamais é algo que fazemos somente para agradar aos outros ou para aparecermos. 





Praticar qualquer ato que abençoe as outras pessoas é o nosso desejo íntimo sincero em obedecer a Deus com amor, bondade e sabedoria.




Nunca devemos praticar o bem pensando em recompensa ou “exercer a justiça diante dos homens com o objetivo de sermos vistos por eles” (Mt 6:1).




Em resumo: fazer algo jamais é para obter destaque ou para os outros verem como somos “bonzinhos” ou grandiosos. 




Ao contrário, nosso foco sempre é obedecer a Deus e nunca ter evidência pública.






COMO PROCEDO NO MEU COTIDIANO 

QUANDO O ASSUNTO É FAZER OBRAS?










Obra é simplesmente seguir o que Jesus nos ensina: amar a Deus sobre todas as coisas (ouvindo-o, respeitando, fazendo o que Ele quer de nós com amor, gratidão e perdão) 


 E amar as outras pessoas como nós próprios gostaríamos de ser considerados, respeitados, ajudados, socorridos e amados. 


Isto nos traz paz e sentimos a graça de Deus em ação.




Importante:  Deve ser ato espontâneo, onde você percebe que você pode ser útil e ajudar alguém. Simples, né.





A MINHA FÉ TEM QUE ESTAR ASSOCIADA 

A TUDO O QUE EU FAÇO, 

COMO ASSIM, SENHOR?






Um ponto extremamente importante é a nossa fé estar associada a tudo aquilo que fazemos ao longo do tempo. 


Porquê? Simples. 

Quando o que sentimos e o que fazemos associa a nossa fé às nossas obras, este fato resulta num fortalecimento da fé em nós e a nossa sintonia com Deus é continuamente intensificada.


É improdutivo só fazer coisas boas, 

sem sintonia com o Criador. 








A razão é que eu fico totalmente fora daquilo que Deus 


me incumbiu para fazer.


Exemplos simples, que certamente não aparecem por acaso:


- surge alguém que precisa de ajuda para formatar planilhas. Isto não veio por acaso até mim, pois sei fazer. Surgiu esta necessidade, senti que posso ensinar, porque não?


- uma conhecida precisa saber como consultar o tempo de contribuição ao INSS. Eu já fiz aquilo, novamente não é acaso: explico para ela como proceder.



Vou percebendo que a minha sintonia com Deus se intensifica quando utilizo aquilo tudo que eu já sei em benefício de outras pessoas que precisam, seja na formatação de planilhas, seja na consulta do tempo de contribuição, seja em qualquer outro fato.




Como eu gostaria de ser auxiliada, 

se tivesse essas dúvidas que citei acima?






Faço as coisas colocando-me no lugar das pessoas e 

vejo Cristo dentro de cada uma delas, 

do mesmo jeito que sinto Cristo em mim. 




Explico aquilo que sei, aprendo o que ainda não sei.


 Estou disponível para mostrar como se faz 

e busco o que preciso aprender. 

Simples assim. 



DESCOBRI, NA PRÁTICA, 


COMO É SIMPLES TER 


MINHA FÉ ALIADA A 


OBRAS QUE REALIZO.







 



Compreendi que ter fé, mas não fazer nada é improdutivo para mim  e para os outros, pois ninguém cresce.




Por outro lado constatei que: fazer, fazer, fazer só para dar uma de “boazinha” e exemplar não proporciona crescimento algum para mim, tampouco para as pessoas. 





E assim é. 



Com amor em Cristo. 










até próximo post.



Fale comigo em: 

conhecerdeusnapratica@outlook.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário

seus comentários, observações e perguntas são muito bem vindos aqui.